Você Sabe O Que São Os Benefícios Do Governo Federal?

0

Muitas pessoas se perguntam por que o Governo Federal disponibiliza benefícios aos cidadãos brasileiros e qual é a finalidade deles.

Os benefícios do Governo Federal são recursos financeiros que são transferidos pela União para as pessoas que participam de algum Programa Social.

Eles atendem milhares e milhares de cidadãos com ideia de melhorar a vida das pessoas de baixa renda. Além disso, os Programas Sociais tem a missão de incluir essas pessoas dentro da sociedade.

Isso significa que elas têm a possibilidade de ter acesso a estudo, educação, alimentação, saúde, entre outras coisas.

Mas qual é a finalidade desses benefícios?

benefícios

Em todo o Brasil existem várias áreas onde a condição de vida das pessoas não permite a participação na sociedade com mais abrangência.

Isso significa dizer que elas não têm acesso à saúde, educação, moradia, alimentação, etc. Isso faz com que elas, de certa forma, fiquem distantes da oportunidade de uma melhor condição de vida.

A inclusão das pessoas em Programas Sociais passa pela Inscrição do Cadastro Único. Através dele é possível o cadastramento em vários programas.

Todos os Programas Sociais usam as informações do Cadastro Único para realizar a seleção das pessoas ou famílias que poderão participar de algum programa social, ou seja, é de suma importância realizar a inscrição.

Programas Sociais disponibilizados pelo Governo Federal

Confira abaixo os Programas Sociais em que o Cadastro Único serve de base para as pessoas terem acesso.

1 – Bolsa Família;

2 – DF sem Miséria;

3 – Bolsa Alfa;

4 – Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS);

5 – Programa Morar Bem;

6 – Isenção da Taxa de Inscrição em Concurso Público Federais;

7 –  Isenção da Taxa de Inscrição em Concurso Público Distritais;

8 – Telefone Popular;

9 – Formento as Atividades Produtivas Rurais;

10 – Tarifa Social de Energia Elétrica;

11 – Carteira do Idoso;

12 – Carta Social;

13 – Redução da Contribuição para Fins de Aposentadoria de Dona de Casa;

14 – Programa Identidade Jovem.

+ Você sabe o que é Portal da Transparência?

Mais sobre o Cadastro Único

Ao todo, 29 benefícios do Governo Federal são disponibilizados para a população de baixa renda. A ideia é inclui-las na sociedade através de politicas públicas.

Mas para ter acesso a esses benefícios, ou melhor, aos Programas Sociais, é necessário estar inscrito no Cadastro Único.

Desde o ano de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal meio do Estado Brasileiro para avaliação de todas as famílias e pessoas que precisam de algum benefício. Isso significa que é obrigatório o cadastramento nele para ter acesso a algum Programa Social.

O andamento do Cadastro Único é feito entre o Governo Federal, estados, municípios e o Distrito Federal.

A importância dos benefícios na vida das pessoas

O Governo Federal procura atender todas as pessoas de baixa renda através de benefícios. São eles que fazem a vida das pessoas melhorarem.

Podemos citar como exemplo o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família. Através desses dois programas, milhares de milhares de pessoas, tiveram acesso à moradia, educação e alimentação.

Se você precisa de algum dos benefícios, se inscreva agora mesmo no Cadastro Único.

benefícios

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.