Solicite O Seguro Desemprego Pela Internet – Saiba Como Fazer

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Você sabe como solicitar o Seguro Desemprego pela internet? Bem, ultimamente, essa tem sido uma das opções buscadas pelas pessoas por causa da crise do coronavírus.

Com a crise afetando diversos setores da sociedade, muitos órgãos dos Governos estão fechados e muitos serviços estão sendo feitos de forma on-line, inclusive a solicitação do Seguro Desemprego.

Contudo, muitas pessoas ainda não conhecem ou não sabem como solicitar o Seguro Desemprego pela internet. Ah, essa opção tem total segurança comodidade. Vale salientar que essa opção on-line, permite que o trabalhador não precise mais ir a um dos pontos de atendimento, como o Ministério do Trabalho, por exemplo.

Criamos esse conteúdo com o intuito de ajudar os trabalhadores brasileiros mostrando como solicitar o Seguro Desemprego pela internet no Emprega Brasil. Inclusive, o Emprega Brasil tem a ideia de diminuir a ida do trabalhador ao SINE.

Solicite o Seguro Desemprego de forma on-line

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O primeiro passo para ter acesso ao Seguro Desemprego é acessar o site Emprega Brasil e cadastrar uma senha. Em seguida, será necessário que o trabalho disponibilize alguns dados pessoais como CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mão e do estado em que mora e caso você não seja brasileiro, clique na opção “Não sou brasileiro”.

Todas as informações fornecidas serão confirmadas pelo Cadastro Nacional de Informações (CNIS) e estando corretas, um questionário com 5 perguntas deverá ser respondido. Ah, 4 das 5 perguntas devem ser respondidas de forma correta.

Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocado após o primeiro acesso.

OBS: se você não conseguir responder as perguntes, espere 24 horas para tentar novamente.

Quando o trabalhador receber a senha, será disponibilizada uma senha pelo Emprega Brasil para acessar o Seguro Desemprego. Inclusive, a última solicitação poderá ser acessada.

Seguro Desemprego – passo a passo para solicitação

Agora que você já viu que é possível solicitar o Seguro Desemprego pela internet, confira passo a passo como fazer a solicitação de forma segura e on-line.

1° passo

Com o requerimento do Seguro Desemprego em mãos, informe o número dele pela internet. Em seguida, clique em “Solicitar”. Vale salientar que o requerimento estará disponível após 7 dias da demissão.

2° passo

Confira se todos os dados foram preenchidos de forma correta. A solicitação do Seguro Desemprego não pode conter erros e deve estar em conformidade com o requerimento. Se houver alguma inconformidade é necessário será dirigir até uma unidade do Ministério do Trabalho.

3° passo

Nesta etapa disponibilize dados pessoais como e-mail, telefone e endereço. E caso você não saiba o CEP, clique em “NÃO SEI O CEP”.

4° passo

O 4° passo é extremamente importante porque através dele o solicitante deverá fornecer algumas informações como formação acadêmica, cursos profissionalizantes, qualificações profissionais e todos os cursos que já tiver realizado. Lembre-se quando mais informações positivas, melhor!

Esse passo será importante para conseguir um novo emprego e ele será utilizado de acordo com seu perfil pessoal.

5° passo

Bem, nessa etapa de solicitação de Seguro Desemprego coloque todas as experiências profissionais já realizadas, as mais relevantes. Elas irão ajudar a encontrar um novo emprego.

Os campos de preenchimento são os seguintes: cargo (ocupação), empresa em que trabalhou, data de admissão e demissão. Caso você ainda esteja trabalhando na empresa selecione o campo “Emprego atual”.

Outra dica bem legal é comprovar as experiências profissionais. Isso signifique que você deve disponibilizar os registos de CTPS, o contrato de trabalho, declaração fornecida pela empresa, entre outros. O ideal é colocar todos.

No campo chamado “Descreva as atividades que você desenvolvia” forneça as atividades que foram exercidas e as mais relevantes. Essas informações serão de extrema importância porque as empresas irão visualiza-las para uma possível contratação.

Se você tiver tido experiências profissionais que não estejam registradas na Carteira de Trabalho, mas que possua comprovação, coloque-as. Elas serão de extrema importância.

6° passo

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No passo 6 coloque a pretensão profissional. Isso significa que você deve colocar os cargos e as vagas que procura. O último cargo será colocado automaticamente e a modificação dele só poderá ser feita após o recebimento do Seguro Desemprego.

Todo o perfil e informações serão analisados e as vagas disponíveis vão aparecer no seu município ou em cidades próximas.

Contudo, a vaga desejada deve ser preenchida de acordo com o perfil pessoal para poder participar do processo seletivo. Outra informação importante é que a Carta de Apresentação será recebida pelo trabalhador por e-mail e ela deverá entregue no momento da entrevista.

Além disse, ela poderá ser impressa no momento da candidatura e na confirmação SD.

7° passo

Outra informação bastante legal e que pode agregar bastante é que o Pronatec disponibiliza diversos cursos de formação e para se matricular é necessário o Seguro Desemprego ter sido confirmado.

E para realizar a matricula é preciso comparecer ao local informado pela Carta de Encaminhamento com as documentações necessárias em mãos.

Lembre-se que se você não comparecer ao local informado, perder a hora e não levar os documentos, a vaga será cancelada.

Veja também:

+ Saiba como funciona o calendário do PIS/Pasep. 

8° passo

Nesse passo será confirmado a solicitação do Seguro Desemprego através das informações que foram fornecidas.

Preste bastante atenção nas informações fornecidas para em seguida clicar em “Concluir” e confirme a solicitação.

Se você está querendo solicitar Seguro Desemprego consulte o EMPREGA BRASIL.

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