Você Sabe O Que É E Como Solicitar A Carteira De Trabalho Digital?

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Ainda pouco conhecida pelos trabalhadores brasileiros, a Carteira de Trabalho Digital é uma das opções disponíveis para ter segurança e comodidade. Com a Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador não vai mais precisar levar o documento físico para todo lugar que for necessário.

O objetiva da Carteira de Trabalho Digital e melhorar, agilizar e garantir mais segurança ao trabalhador brasileiro.

Contudo, por ser um serviço relativamente novo, muitas pessoas ainda não conhecem ou não sabem como solicitar. Criamos esse artigo pra ajudar, você trabalhador, a ter a Carteira de Trabalho Digital e para mostrar que ela garante muito mais conforto e segurança.

Mas o que é Carteira de Trabalho Digital?

Carteira de Trabalho Digital

Bem, o que você tem que entender primeiro é que a Carteira de Trabalho Digital é uma versão on-line da Carteira de Trabalho. A solicitação deve ser realizada pelo APP oficial do Governo Federal que está disponível para telefones Android e IOS.

Ela funciona como uma espécie de extensão do documento físico com muito mais segurança. Isso significa que o trabalhador brasileiro poderá “levar” a Carteira de Trabalho Digital para onde for preciso sem a necessidade de levar a Carteira física.

Carteira de Trabalho Digital – saiba como solicitar

Para ter a Carteira de Trabalho Digital é necessário baixar o aplicativo que está disponível na loja de APP do celular tanto para Android quanto para IOS.

Em seguida, você deverá informar os dados pessoais e deve criar uma senha. Mas caso você já possua uma, ela poderá ser usada.

Outra possibilidade bastante tranquila para solicitar a Carteira de Trabalho Digital é através do site acesso.gov.br. Mas vale salientar que em qualquer uma das duas opções será necessário informar os dados pessoais como nome completo, CPD e a data de nascimento.

Aliás, outras duas informações devem ser disponibilizadas pelo solicitante: telefone válido e e-mail. Essa duas informações serão de extrema importância caso o trabalhador perca a senha e ainda para validar as informações que forem fornecidas.

Além disso, as informações estarão a disposição do Governo para que ele sempre mantenha o cadastro atualizado.

E como fazer a Carteira de Trabalho Digital?

Para solicitar a Carteira de Trabalho Digital é necessário realizar um cadastro pelo sistema acesso.gov.br. Vale salientar que o cadastramento é bem tranquilo e não será necessário mais do que alguns minutos.

Sim, e esse cadastramento vai ajudar o trabalhador a ter acesso a outros serviços do Governo como “Meu INSS”, por exemplo.

Carteira de Trabalho Digital – passo a passo para solicitação

Você já viu que a Carteira de Trabalho Digital pode trazer vários benefícios, não é mesmo? Dessa forma, veja todos os passos para solicitação.

1 – Acesse o site acesso.gov.br;

2 – Clique na opção “Crie sua conta”;

3 – Preencha os dados pessoais fornecendo o CPF, data de nascimento, nome da mão e outros;

4 – Após outra janela se abrir responda as perguntas que dizem respeito a trajetória profissional de acordo com a Carteira de Trabalho física. Esse questionário será usado para confirmar sua identidade;

5 – Em seguida, o sistema vai gerar uma senha para ser usada de forma temporária;

6 – Acesse mais uma vez o site acesso.gov.br e disponibilize login e senha;

7 – Pronto. Crie uma senha definitiva com letras e números.

Carteira de Trabalho Digital – esclarecendo algumas dúvidas

Bom, se a Carteira de Trabalho Digital é relativamente nova, e normal que algumas dúvidas persistam. Vamos tentar esclarecer algumas delas, confira:

1 – Eu não consigo acessar o site para cadastro, o que devo fazer?

Carteira de Trabalho Digital

Esse problema é muito comum e caso ele aconteça, é necessário se dirigir até uma unidade física de atendimento como o Ministério da Economia. Mas se você preferir, em uma agência Caixa ou Banco do Brasil informações serão disponibilizadas.

2 – Logo na primeira solicitação terei acesso a Carteira de Trabalho Digital?

Sim. Isso quer dizer que todo cidadão que possua CPF pode ter acesso a Carteira de Trabalho Digital. Inclusive, os trabalhadores recém-empregados podem acessar e ter as duas versões.

3 – E a Carteira de Trabalho física, devo fazer o que com ela?

Bem, a Carteira de Trabalho física deve ser guardada de forma segura. Ela poderá ser útil para comprovar o tempo de trabalho nas empresas anteriores. Portanto, guarde em um local bem seguro.

Vale salientar que, além disso, o sistema nacional on-line do Governo pode apresentar problemas e dessa forma, o documento físico será muito importante.

4 – A empresa pode exigir a versão física da Carteira?

Alguns empregadores ainda não estão usando o eSocial. Dessa forma, ele poderá solicitar o documento físico. Agende o atendimento através do número 158.

Acreditasse que ate o final do ano (2020), praticamente, todas as empresas estarão usando a Carteira de Trabalho Digital. Isso significa que os registros estarão mais seguros e a coleta de dados poderá ser realizada com mais facilidade.

Outra informação importante é que caso você não encontre o número da Carteira de Trabalho Digital, o número do CPF poderá ser usado.

Veja também:

+ Saiba como solicitar o Seguro Desemprego pela internet.

5 – Existe a possibilidade de as informações estarem erradas na Carteira de Trabalho Digital?

É muito difícil acontecer erros no sistema, mas se isso acontecer, o sistema da Carteira de Trabalho Digital atualiza automaticamente. Vale salientar que os erros acontecem com as carteiras mais antigas.

Ah, e se os erros acontecerem após setembro de 2019, solicite ao empregador a correção.

Para mais informações acesse o site do GOVERNO.

Carteira de Trabalho Digital

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