Seguro Residencial: Vale A Pena Contratar?

0

Realizar o sonho de ter a casa própria é a vontade muitas pessoas, não é mesmo? E esse momento cheio de alegria pode proporcionar outro sentimento: o de proteção. Comprar a casa própria é algo que muitas vezes requer tempo e se torna algo cansativo. E por causa disso, muitas pessoas acabam optando em proteger esse bem através de um Seguro Residencial.

Mas, antes de tomar uma decisão sobre a contratação de um Seguro Residencial, é de extrema importância entender tudo que envolve essa contratação.

De forma geral, todas as vezes que saímos de casa queremos encontrar no bem tão precioso intacto e seguro, ou seja, da mesma forma que deixamos, sendo importante a contratação de um Seguro Residencial.

E essa contratação pode ser explicada pelo fato de que imprevistos podem acontecer, como por exemplo: incêndio, roubos, furtos, etc.

E para entender ainda mais o que envolve a contratação de um Seguro Residencial criamos esse artigo bem explicativo.

Mas o que um Seguro Residencial?

Seguro Residencial

Bem, um Seguro Residencial é um tipo de proteção que podemos chamar de multi-riscos. Isso significa que o Seguro Residencial disponibiliza uma série de seguros aliados ou agrupados dentro de uma única apólice.

Vale salientar que o Seguro Residencial visa atender moradias individuais, como: apartamentos, moradia habitual e casas.

Além disso, um Seguro Residencial oferece garantias básicas de proteção que cobre possíveis prejuízos, como: incêndios, queda de raio ou explosão.

E a partir desse garantia básica, o Seguro Residencial pode disponibilizar outras garantias adicionais, que são contratadas de acordo com a modalidade do seguro e assim proteger a casa contra outros imprevistos.

E dentro desses imprevistos, podemos citar os seguintes:

– Desmoronamento

– Queda de aeronaves

– Vendaval, chuva de granizo e danos elétricos

– ETC

Principais coberturas de um Seguro Residencial

Seguro Residencial

– Reconstrução de moradia

Dependendo da modalidade contratada, um Seguro Residencial pode oferecer reparo ou construção de moradia, caso a casa tenha sido danificada por causa de uma explosão, raio ou incêndio.

E dependendo da segurado contratada, o limite conhecido dessa modalidade o Limite Máximo de Indenização – LMI.

Ah, e outra dica muito importante é ficar por dentro do valor da reconstrução da casa para que a contratação do Seguro Residencial não seja efetuada sem gastos desnecessários.

– Reposição de bens

Outra opção que pode ser contratada através de um Seguro Residencial é a Reposição de Bens. Isso significa roupas, equipamentos eletrônicos, itens esportivos e alguns outros itens pessoais podem estar cobertos pelo seguro. Essa opção é valida caso haja vendavais, fogo ou roubo.

O Seguro Residencial vai cobrir esses bens de acordo com o valor contratado. O reembolso é calculado sobre o percentual correspondente em cima da quantia máxima de indenização, já essa cobertura é adicional.

E a melhor maneira de calcular o valor desses pertences para contratar um Seguro Residencial é realizar um inventario completo dos bens que está dentro da casa.

Outro ponto importante na contratação de um Seguro Residencial é que ela vai realizar uma vistoria dentro da casa para avaliar possíveis riscos.

Objetos como joias, obras de arte, raridades e objetos de estimação não costumam ser aceitos pelas seguradoras de Seguro Residencial.

– Responsabilidade civil familiar

Essa cobertura de Seguro Residencial é para algumas indenizações que possam acontecer por ações judiciais que podem ser movidas por pessoas que tenha sofrido lesões ou ainda danos materiais que foram causados involuntariamente pelo dono do imóvel, familiares, empregados por algum outro morador da residência.

E caso haja acidentes pessoais, como tombo ou até mesmo se machucar, o Seguro Residencial não dará direito a cobertura de responsabilidade civil militar familiar, a não ser que o cliente tenha feito o seguro de acidentes pessoais.

Veja também:

+ Vale a pena a contratação de um Seguro de Vida?

Contratar um Seguro Residencial é vantajoso?

Bem, essa questão é muito pessoal. Mas, dependendo da situação, a contratação de um Seguro Residencial pode valer muito a pena.

Alguns seguros dispõem de preços mais acessíveis onde os bens ficarão bem protegidos. Além disso, alguns seguros disponibilizam um plano para que o imóvel não fique sem proteção em caso de emergência, como: curto circuito, vazamento, entupimento ou outro problema que possa acontecer com a residência para atender toda família.

E acontecendo algum desses problemas, basta acionar o Seguro Residencial para que o profissional realize os reparos.

Além disso, análise o custo-benefício antes da contratação do Seguro Residencial para que os melhores preços e os melhores pacotes sejam encontrados.

Seguro Residencial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.