Ainda Não Recebeu O Seguro Desemprego? Saiba Como Consultar Pelo Aplicativo

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Muitas pessoas que perderam seus empregos devido a crise do coronavírus e solicitaram o Seguro Desemprego, mas ainda não obtiveram resposta. Mas, essas pessoas podem consultar como anda a solicitação desse benefício através do Aplicativo Caixa que está disponível para Android e para IOS.

O Seguro Desemprego funciona no Brasil desde 1986, sendo um benefício que é pago pela Previdência Social e seu fundo de pagamento está disponível através do Fundo do Amparo ao Trabalhador – FAT.

Outra informação importante é que o Seguro Desemprego está disponível para o trabalhador por tempo determinado, ou seja, pelo tempo que o trabalhador ficar desempregado. E dentro das suas regras de recebimento, o trabalhador tem direito quando for demitido sem justa causa.

Dessa forma, preparamos esse artigo para o trabalhador que está desempregado consultar o Seguro Desemprego pelo aplicativo e ainda saber como anda a solicitação.

E como consultar o pedido do Seguro Desemprego?

seguro desemprego

Bem, o Seguro Desemprego pode ser consultado pelo APP Caixa Trabalhador. Dessa forma, é necessário baixar o sistema no celular e procurar pela aba “Seguro Desemprego” onde tem consultas, que fica na página inicial do aplicativo, assim que o trabalhador acessar a plataforma.

O benefício está na lista dessa aba para os trabalhadores que estão aptos para o recebimento, sendo o valor e a quantidade de parcelas disponíveis.

E quem recebe o Seguro Desemprego?

Para ter acesso ao Seguro Desemprego, o trabalhador que está desempregado, quando fizer a solicitação, deve ter recebido  salários pessoa jurídica ou pessoa física que está equiparado e jurídica (inscrição no CEI) que são relativos a:

  • Deve ter trabalhado, ao menos, 12 meses dos últimos 18 meses imediatamente a data que foi dispensado, sendo a primeira solicitação
  • Deve ter trabalhado, ao menos, 9 meses dos últimos 12 meses imediatamente a data que foi dispensado, sendo a segunda solicitação ou
  • Deve ter trabalhado, ao menos, 6 meses imediatamente a data de dispensa, quando houver as demais solicitações

Além disso, o trabalhador não deve possuir renda própria que possa sustentar sua família e não pode estar recebendo o BPC (Benefício de Prestação Continuada) da Previdência Social, com exceção por pensão por morte ou auxílio-acidente.

E como solicitar o Seguro Desemprego?

Durante a pandemia do coronavírus, o trabalhador pode solicitar o Seguro Desemprego através do Portal do Governo. Pelo portal é necessário realizar o cadastro para poder acessar o serviço, devendo informar o CPF, nome completo, telefone e e-mail.

Outra maneira de solicitar o Seguro Desemprego é através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado nos telefones smartphones do sistema IOS e Android.

Mas, se o trabalhador preferir, pode ligar para o número 158 para esclarecer mais dúvidas sobre o benefício.

Vale salientar que essa ligação é totalmente gratuita.

Solicitação Seguro Desemprego

Outra maneira para solicitar o Seguro Desemprego é através do agendamento que pode ser realizado pela Caixa Econômica. Ao acessar o site, é preciso até página que se refere ao estado de solicitação do solicitante.

E ao acessar essa página, é necessário disponibilizar o estado e o município, o modelo de serviço desejado (a opção que deve ser selecionada é Seguro Desemprego) e em seguida deve digitar o código de segurança que irá aparecer.

Lembre-se de selecionar a melhor data e o melhor horário do seu agendamento.

E para informações e esclarecimentos sobre o agendamento do Seguro Desemprego ligue para o 0800 726 0101.

Veja também:

+ Saiba como solicitar o Seguro Desemprego pela internet.

Documentos necessários para solicitação do Seguro Desemprego

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o trabalhador que deseja solicitar o Seguro Desemprego deve ainda entender que ele é calculado de acordo com a média dos últimos três meses que foram trabalhados, sendo uma média desses últimos três meses.

E para solicitar é necessário fornecer os seguintes documentos:

  • Os últimos contracheques ou holerites que o trabalhador tem antes de a dispensa ter ocorrido
  • Carteira de Trabalho atualizada
  • Comprovante de Residência atualizado, ou seja, com menos de 90 dias
  • RG (Documento de Identidade)
  • CPF
  • Cartão PIS/Pasep
  • Documento que comprove o grau de escolaridade
  • Extrato FGTS ou algum outro documento que possa comprovar que os depósitos tenham sido realizados
  • O Requerimento do Seguro Desemprego que foi fornecido pela empresa na hora da demissão

Vale salientar que se o trabalhador começar a trabalhar enquanto está recebendo o Seguro Desemprego, ele deve informar de forma imediata a Caixa Econômica que já está trabalhando.

É muito importante o trabalhado estar encaixado nas condições da Caixa que são exigidas para o recebimento e toda documentação deve estar toda correta para que a solicitação seja feita corretamente e mais rápida.

E onde posso sacar o Seguro Desemprego?

E depois que solicitar o Seguro Desemprego, o trabalhador pode sacar o benefício na Casa Lotérica, Autoatendimento da Caixa ou ainda em qualquer agência Caixa.

Lembre-se de levar o Cartão Cidadão com a senha cadastrada.

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