Seguro Desemprego – Consulte Sem Sair De Casa
Uma grande quantidade de pessoas, que perderam seus empregos por causa da crise econômica e de saúde que o Brasil está vivendo, estão solicitando o Seguro Desemprego de forma on-line.
No entanto, boa parte dessas pessoas deram entrada no Seguro Desemprego, mas não sabem olhar como anda essa solicitação. Aliás, muitas delas não sabem que sem sair de casa é possível olhar como anda a solicitação do Seguro Desemprego.
O Seguro Desemprego pode ser solicitado pelos trabalhadores que perderam seus empregos sem justa causa e ele garante um valor mensal até que esse trabalhador encontre um novo emprego.
Esse artigo foi criado para que, você trabalhador, consulte como anda sua solicitação do Seguro Desemprego e o melhor: sem sair de casa.
Consulta Seguro Desemprego
Uma possibilidade bastante acessível e confiável para consultar o Seguro Desemprego é pelo Aplicativo Caixa Trabalhador.
E para isso, o trabalhador deve baixar o aplicativo no celular e procurar a opção “Seguro Desemprego” que está em consultas na página inicial do aplicativo.
O benefício do Governo vai estar na lista da aba do Seguro Desemprego e assim por lá, as pessoas que deram entrada vão saber se podem ou não receber, o valor disponível e a quantidade total de parcelas.
Quem pode receber o Seguro Desemprego
O benefício do Seguro Desemprego está disponível para o trabalhador que está sem emprego e deve estar encaixado nas seguintes condições:
- Se for a primeira solicitação do Seguro Desemprego é necessário que o solicitante tenha trabalhado 12 meses dos últimos 18 meses anteriores a demissão
- Caso seja a segunda solicitação do Seguro Desemprego é necessário que o solicitante tenha trabalhado 9 meses dos últimos 12 meses anterior a demissão, ou
- E por último, caso seja as demais solicitações, o solicitante deve ter trabalhado 6 meses anterior a data da dispensa
No entanto, para poder receber o Seguro Desemprego, o solicitante não deve ter renda própria para manter sua família e não pode de forma alguma estar recebendo o BPC – Benefício de Prestação Continuada, sendo exceção o Bolsa Família.
E como dar entrada no benefício do Seguro Desemprego?
Por causa da pandemia no coronavírus, a solicitação do Seguro Desemprego pode ser realizada de forma on-line pelo PORTAL DO GOVERNO. Dessa forma, é necessário fazer o cadastro, devendo fornecer o CPF, e-mail, nome completo e telefone.
Aliás, existe ainda outra forma de dar entrada no Seguro Desemprego, que é pelo Aplicativo Caixa Trabalhador. Ele pode ser baixado em telefones Androids e IOS.
E caso seja necessário ou se o trabalhador precisar, o número 158 está disponível para esclarecer dúvidas.
A ligação é gratuita.
Além disso, pela Caixa Econômica é possível dar entrada no Seguro Desemprego. Para isso é preciso acessar o site Caixa e em seguida informar o estado e o município e o modelo de serviço que se deseja obter (selecionar Seguro Desemprego). Feito isso, um código de segurança irá aparecer e o solicitante deve digita-lo.
Qualquer outra informação do Seguro Desemprego também pode ser conseguida pelo número da Caixa: 0800 726 0101.
Veja também:
Documentos para dar entrada no Seguro Desemprego
O valor das parcelas do Seguro Desemprego é de acordo com a média dos últimos três meses trabalhados e para dar entrada, os seguintes documentos devem ser fornecidos:
- Os últimos contracheques e holerites anteriores a demissão
- Carteira de Trabalho (atualizada)
- Comprovante de residência dos últimos 90 dias
- Carteira de Identidade (RG)
- Cartão do PIS/Pasep
- CPF
- Documento para comprovar grau de escolaridade
- Extrato do FGTS e de documentos que comprovem que os depósitos foram realizados
- Requerimento do Seguro Desemprego que foi fornecido pela empresa
Outro ponto importante é que caso o trabalhador comece a trabalhar durante o recebimento do benefício do Seguro Desemprego, imediatamente ele deve informar sobre o novo trabalho a Caixa Econômica.
Além disso, é de suma importância estar dentro das regras do Seguro Desemprego, ou seja, todos os documentos devem estar corretos para que o Seguro Desemprego esteja disponível o mais rápido possível.
Para sacar o Seguro Desemprego, o trabalhador deve ir até uma Casa Lotérica, Autoatendimento da Caixa ou em uma das agências da Caixa Econômica.