Seguro Desemprego 2021 – Saiba Como Solicitar

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Um dos benefícios federais pagos pelo Governo para as pessoas que foram demitidas sem justa causa é o Seguro Desemprego. No entanto, as regras para dar entrada no Seguro Desemprego estão sendo atualizadas constantemente.

No artigo a seguir vamos mostrar as novas regras do Seguro Desemprego para 2021 e como dar entrada no benefício.

Solicitação do Seguro Desemprego 2021

seguro desemprego

O primeiro passo para dar entrada no Seguro Desemprego é saber se você está inserido nas regras do benefício. Dessa forma, o trabalhador terá direito ao Seguro dentro das seguintes condições:

– Se tiver sido demitido sem justa causa ou por rescisão indireta;

– Deve ter Carteira de Trabalho assinada por no mínimo um ano;

– Não pode ter participação nos lucros da empresa e não pode ser sócio;

– Todas as pessoas que foram tiradas das condições de escravo têm direito ao Seguro Desemprego;

– É necessário que o trabalhador rural tenha Carteira de Trabalho assinada nos últimos 2 anos e deve ter também 15 meses trabalhados.

E qual é o tempo de trabalho que o trabalhador deve ter para poder dar entrada?

– Para o empregado doméstico: entre o 7º dia e 90º dia a partir da data de demissão;

– Para o trabalhador resgatado: até o 90° dia a partir da data que houve o resgate;

– Para o trabalhador formal: entre o 7° dia e 120° dia a partir da data de demissão;

– Para o pescador artesanal: durante o defeso, até 120 dias do início da proibição.

Se você verificou que suas condições atendem aos requisitos para receber o Seguro Desemprego, o primeiro passo é realizar o agendamento do Seguro pela internet, ou seja, de forma on-line.

E como fazer o agendamento on-line do Seguro Desemprego?

O agendamento on-line do Seguro Desemprego é uma maneira de melhorar e agilizar o atendimento e assim acabar com as longas filas de espera para que o trabalhador seja atendimento em um dos postos do INSS.

E para isso, os seguintes passos devem ser realizados:

1 – Acesse o site do Sistema de Atendimento Agendado (SAA);

2 – Forneça os dados pessoais solicitados (Estado e Município);

3 – Escolha o tipo de atendimento na opção “Seguro Desemprego 2021”;

4 – Escolha o posto para ser atendido, data e hora.

Depois que a escolha esteja confirmada, você deve imprimir o comprovante de agendamento que vai ser emitido. Em seguida e feito o agendamento, você deve se dirigir no posto escolhido no dia e na hora marcados.

Ah, a solicitação do Seguro Desemprego é muito procurada, dessa forma, pode ser necessário o trabalhador ficar olhando os sites constantemente para poder dar entrada no benefício e par achar um horário e uma data que possa lhe atender.

E quais são os documentos para dar entrada no Seguro Desemprego?

No dia e local marcado para dar entrada no Seguro, o trabalhador deve levar os seguintes documentos:

– RG (Carteira de Identidade);

– Número do PIS e Pasep;

– CPF;

– Carteira de Trabalho;

– Comprovante de Residência atual;

– Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;

– Requerimento do Seguro Desemprego que foi entregue pelo empregador;

– Extratos dos depósitos do FGTS;

– Os 3 (três) últimos contracheques anteriores a demissão;

– Documento que faça a comprovação do grau de escolaridade.

E quais são as novas regras do Seguro para 2021?   

Para 2021, o processo para dar entrada no Seguro Desemprego será feito pelo INSS, estando de acordo com as seguintes regras:

– Demissão sem justa causa (principal regra);

– Trabalhador pescador: devem solicitar o Seguro Defeso em 2021;

– Trabalhador rural: deve ter 15 meses de Carteira de Trabalho assinada nos últimos 2 anos;

– Só terá direito a pessoa que não tiver nenhuma outra renda para que possa se sustentar;

– O trabalhador deve aguardar um período de 16 meses do último recebimento do Seguro para dar entrada novamente;

– Se o trabalhador demitido tiver a característica de ser social em seu local de trabalho, não terá o Seguro liberado;

– E se o trabalhador estiver recebendo outro benefício, como Auxílio-Doença ou Auxílio-Acidente, também não terá direito ao Seguro Desemprego.

E para o ano 2021, outros critérios foram estabelecidos pelo Governo, confira:

– Caso seja a primeira solicitação: deve ter trabalhado com remuneração pelo período mínimo de 12 (doze) meses;

– Caso seja a segunda solicitação: o trabalhador deve ter trabalhado pelo período de nove meses;

– Caso seja a terceira solicitação: o trabalhador deve ter trabalhado pelo período de seis meses;

– Caso seja a quarta solicitação: possuir 6 meses trabalhados com a Carteira de Trabalho assinada.

Veja também: 

Seguro Desemprego –outras informações

Pelo SITE DA CAIXA, você trabalhador, pode consultar mais informações ou pelos telefones de contato do banco.

– SAC: 0800 726 0101;

– Ouvidoria: 0800 725 7474.

Seguro Desemprego

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