Seguro Desemprego – 0800, Consulta E Parcelas

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Muitas pessoas estão precisando solicitar o Seguro Desemprego por causa da crise econômica que o Brasil tem passado devido a pandemia do coronavírus.

E para ter acesso às informações referentes a esse benefício, a Caixa disponibiliza um telefone 0800 para esclarecimentos de dúvidas.

Pensando nisso, criamos esse artigo para mostrar como funciona esse canal de comunicação para os trabalhadores desempregados que estão precisando solicitar o Seguro Desemprego.

Seguro Desemprego – 0800

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Antes de qualquer coisa, vamos deixar claro que o Seguro Desemprego é pago aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. E o total de parcelas é definido entre 3 e 5. No entanto, uma série de fatores devem ser analisados.

E para ajudar esse trabalhador, a Caixa disponibiliza um telefone 0800 para esclarecer todas as dúvidas sobre o Seguro Desemprego.

Através desse número é possível tirar dúvidas a respeito das parcelas que o solicitante tem direito a receber, o tempo mínimo de trabalho que dará direito ao Seguro Desemprego, como seguir a diante caso seja a segunda solicitação, dentro outros.

Regras

Para começar, a principal regra para que o trabalhador tenha direito ao Seguro Desemprego é que ele tenha sido demitido pela empresa sem justa causa. Mas existem outras regras que o trabalhador deve se encaixar.

E a primeira regras delas é que o trabalhador deve ter trabalhado por 1 ano (12 meses). E caso esse critério não seja atendido, o trabalhador não terá direito ao Seguro Desemprego.

Outra informação importante é que o trabalhador pode receber o Seguro Desemprego mais de uma vez.

E caso a solicitação seja pela segunda vez, o trabalhador deve ter trabalhado por 9 meses de forma remunerada e com carteira de trabalho assinada por no mínimo 9 meses.

Já para quem for solicitar pela terceira vez, o tempo mínimo trabalhado deve ser de até 6 meses.

Ah, é importante deixar claro que para ter direito ao Seguro Desemprego, o trabalhador não pode estar exercendo nenhuma atividade de forma remunerada e com carteira de trabalho assinada. Inclusive, durante o benefício.

Além disso, se o trabalhador começar a trabalhar durante o período de recebimento do Seguro Desemprego, a Caixa deve ser comunicada de forma imediata sobre o começo do novo trabalho.

Vale ressaltar que em caso de qualquer dúvida, o trabalhador pode ligar para o 0800 da Caixa Econômica para esclarecimentos.

Para poder ter direito a receber o Seguro Desemprego, o trabalhador deve atender primeiro todas as condições que são necessárias exigidas pela Caixa. Inclusive, a documentação deve estar toda correta. Em seguida, a parte da solicitação deve ser iniciada.

Isso significa que o trabalhador deve se dirigir ao Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e pode ir também a outros postos de do Ministério do Trabalho que existam na cidade do trabalhador.

E caso o trabalhador já possua conta na Caixa, podendo ser conta corrente ou poupança, a parcele é depositada automaticamente nessa conta.

Existe ainda há possibilidade de sacar o benefício em uma Casa Lotérica, Autoatendimento da Caixa ou ainda em qualquer agência. Mas isso será possível apenas se o trabalhador tiver o Cartão Cidadão com a senha cadastrado.

+ Solicite o Seguro Desemprego pela internet – veja como fazer.

Parcelas do Seguro Desemprego

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Outra informação bastante importante é que o Seguro Desemprego é calculado de acordo com a média dos últimos três meses que foram trabalhados, ou seja, de acordo com a média do salário do trabalhador dos últimos três meses.

E os documentos para realizar a solicitação são os seguintes:

  • Os últimos três contracheques ou holerites que foram recebidos antes de a dispensa ocorrer
  • Carteira de Trabalho (deve estar atualizada)
  • Comprovante de residência atualizado (com menos de 90 dias)
  • Documento de identidade
  • CPF
  • O cartão do PIS/Pasep
  • Documento de comprovação do nível de escolaridade
  • Extrato do FGTS ou algum outro documento que possa comprovar que os depósitos foram realizados
  • O termo de rescisão contratual
  • O Requerimento do Seguro Desemprego que foi entregue pela empresa no momento da demissão

+ Veja a documentação necessária para dar entrada no Seguro Desemprego.

Seguro Desemprego – telefone 0800

O telefone disponível de como esclarecer dúvidas sobre o Seguro Desemprego como os documentos necessários ou ainda sobre as parcelas é o 0800 726 0207.

Esse número de contato pode ser acionado de segunda sexta das 8h às 22h e aos sábados entre os horários de 10h as 16h.

Telefone para agendamento

E para ficar ainda mais fácil a solicitação do Seguro Desemprego, a Caixa disponibiliza a opção de agendamento.

E quem se interessar deve realizar o agendamento no site da Caixa Econômica de forma obrigatória. Sim, lembre-se de ir até a página que se refere ao seu estado.

Isso significa que ao acessar a página de agendamento, é necessário selecionar o estado e o município, o tipo de atendimento desejado (nesse caso, a opção deve ser Seguro Desemprego) e deve ainda digitar o código de segurança que vai aparecer. Sim, e não esqueça de escolher a melhor data e o melhor horário para você.

E quem ainda tiver alguma dúvida sobre o agendamento do Seguro Desemprego pode ligar para o 0800 726 0101.

Seguro Desemprego através do 158

Outra possibilidade para esclarecer dúvidas sobre o Seguro Desemprego é através do t Ministério do Trabalho através do telefone 158.

Vale salientar que as dúvidas serão respondidas eletronicamente através de umas perguntas que foram pré-cadastrada em um banco de dados. E caso a sua dúvida não esteja nesse banco de dados, uma pessoa da ouvidoria do Ministério do Trabalho vai retornar para o trabalhador dentro de 5 dias úteis.

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