Veja Como Pedir Prótese Ortopédica Gratuita Pelo SUS

0

Poder andar de novo, fazer exercícios físicos e conseguir de volta uma vida normal se colocando na sociedade, muitas vezes não é possível por não ter uma Prótese Ortopédica.

Porém, o Governo disponibiliza Prótese Ortopédica gratuita pelo SUS.

Segundo a Lei 8.213/91, artigos 89 e 90 (Lei de Benefícios da Previdência Social), o INSS fornece esse benefício sem custo algum. Sendo assim, perna e braço mecânicos, cadeiras de rodas e outras próteses, estão à disposição para atender pessoas de baixa renda.

Ah, e órteses, aparelhos ortopédicos estão à disposição também para dependentes e segurados.

E para que isso seja possível, a pessoa deve estar contribuindo com a Previdência Social ou ser segurada pela Previdência Social. Outra informação importante é que quem é dependente do segurado também têm direito e aposentados e pensionistas também.

E se a pessoa não se encaixar nas opções acima citadas?  

Prótese Ortopédica; SUS

A Prótese Ortopédica pode ser pedida pelas pessoas que nasceram sem um dos membros ou pelas pessoas tiveram que amputar algum dos membros.

Além disso, as Próteses Ortopédicas estão à disposição para pessoas de baixa renda, em uma atuação conjunta entre o Ministério da Saúde junto com o SUS.

Elas visam atender a pessoa lhe dando melhores condições. Sendo assim, a Secretária de Saúde dos estados fornece um médico para que essa pessoa seja acompanhada em sua reabilitação. A intenção é garantir mais segurança para quem está se reabilitando.

O objetivo da Prótese Ortopédica é melhorar e muito a qualidade de vidas dessas pessoas e coloca-las novamente na sociedade com uma participação mais ativa em tudo que envolve uma no dia a dia, como: praticar exercícios físicos, trabalhar e muito mais.

E como é o processo para pedir uma Prótese Ortopédica?

Todas as pessoas sabem que as atividades físicas são indicadas para que todas as idades pratiquem e que a pratica delas trazem benefícios infinitos. Sendo assim, as pessoas que estão sem algum membro também devem praticar exercícios físicos.

Atividades físicas ajudam a aumentar a força, ajudam na coordenação motora, ajudam a melhorar a habilidade, dá mais independência e equilíbrio e mais ainda: colocam a pessoa de volta novamente na sociedade em todos os aspectos.

Colocar Prótese Ortopédica deve ser realizada através dos seguintes passos:

1 – Reabilitação;

2 – Tratamento;

3 – Obtenção de Prótese Ortopédica;

4 – Acabamento cosmético.

Colocar a Prótese Ortopédica pelo SUS passa também pela escolha da que melhor se encaixa no perfil de cada pessoa, sendo também um tratamento cosmético.

Recebendo a Prótese Ortopédica, a pessoa pode escolher uma personalizada e o melhor: sem pagar nada.

Existem algumas opções no mercado, onde a mais procurada é a de espuma. Ele atende quase que 100%, ou seja, quase perfeitamente quando falamos em tamanho e volume.

Veja também:

Solicitação da Prótese Ortopédica

Nas agências do INSS é possível pedir a Prótese Ortopédica, onde o solicitante deve ser segurado do SUS. Ele poderá pedir se também for contribuinte, aposentado ou pensionista.

Mas se a pessoa preferir, ele também poderá pedir pelo SUS. Se for assim, é necessário se dirigir até a unidade de saúde mais próxima de sua casa para que uma consulta com o médico PSF possa ser realizada. Existe também a alternativa de se consultar com um médico credenciado pelo SUS.

Em caso de mais dúvidas, o SITE OFICIAL do Ministério do Desenvolvimento está à disposição.

– Ministério da Saúde: Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Térreo, Brasília/Distrito Federal.

Telefone disque saúde: 136. A ligação é totalmente gratuita.

Prótese Ortopédica; SUS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.