Portal Da Transparência – A População De Olho No Governo

0

Poucas pessoas não tem ideia de como acompanhar todos os gastos do governo, mas existe uma ferramenta chamada Portal da Transparência.

É através desses gastos que o governo disponibiliza educação, saúde, saneamento, moradia, entre outros.

O Portal da Transparência permite que toda a sociedade fique por dentro do uso dos recursos públicos e que participe de forma contundente das discussões das politicas publicas e de como esse dinheiro pode ser usado.

Confira o que pode ser acompanhado pelo Portal da Transparência

portal da transparência

O Portal da Transparência é uma ferramenta de suma importância para o bom andamento da sociedade.

Abaixo, vamos citar alguns exemplos em que ele pode e deve ser usado.

1 – O cidadão pode acompanhar todos os repasses em que seu município está fazendo. Isso significa que o cidadão pode quais foram os serviços em que os recursos estão sendo utilizados e todos os bens que foram adquiridos.

Um bom exemplo disso é a merenda escolar. O Postal da Transparência permite que as pessoas fiquem sabendo o valor total dos recursos para essa finalidade e se o dinheiro está chegando à escola ou creche.

2 – As pessoas podem acompanhar todas as politicas públicas, ou seja, saber quanto o governo está gastando em educação, saúde ou segurança pública.

Mas não para por aí. De forma bem detalhada, você fica por dentro dos investimentos feitos em unidades de saúde básicas, educação de base e construção de estabelecimentos penais.

Você ainda pode acompanhar, por exemplo, quantos funcionários existem dentro do Ministério da Cultura e olhar/comparar a outros órgãos.

3 – O cidadão também pode ficar de olho em licitações e contratos. Você fica por dentro de todas as informações que dizem respeito a dispensa de licitação e até mesmo aos maiores contratos em vigor ou não da administração pública.

4 – Todas as pessoas podem ter acesso a quantidade de servidores nos órgãos públicos. Isso dá acesso a quantidade cargos existentes ou se pessoas estão com salario acima do permitido.

Você saberá ainda se está havendo nepotismo ou conflito de interesse.

5 – Através do Portal da Transparência é possível saber se algum ocupante de cargo público está recebendo algum benefício do Governo Federal, por exemplo, Bolsa Família.

6 – Você pode identificar se está havendo abuso em viagens ou no cartão de pagamento.

+ Entenda como surgiu o Minha Casa Minha Vida.

Outras ferramentas do Portal da Transparência

O Portal da Transparência dá muito mais acesso do que podemos imaginar, confira:

– Compartilhe alguma informação relevante nas redes sociais para iniciar uma discussão de alto nível;

– Você pode gerar um QR Code em que ele pode ser colado no tapume da obra para outras pessoas terem acesso ao convênio que chamou a atenção;

– Use “nossa ajuda (interrogação na cor azul que está localizada a direita da página)” para saber qualquer termo técnico que você não conhece;

– Se achar algum gráfico legal, você acoplar ele no seu site;

– Havendo interesse, você pode se cadastrar para receber informações sobre várias situações, como por exemplo: empenhos no programa ou compras por inexigibilidade.

Mais informações e denuncias

Pelo Portal da Transparência é possível ir atrás de algum contrato ou projeto. Por causa disso, a Lei da Informação garante a qualquer brasileiro acesso aos documentos, dados e informações.

portal da transparência

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.