Você Sabe O Seu Número De inscrição Social? O NIS

0

Um das dúvidas mais comuns entre as pessoas é identificar o Número de Inscrição Social, ou seja, o número do NIS. O NIS é uma numeração que está as pessoas para elas poderem terem ou não aos benefícios disponibilizados pelo Governo.

Aliás, o NIS pode garantir ao trabalhador dois direitos: Trabalhistas e Previdenciários, desde que estejam assegurados. Isso quer dizer que pode ter acesso a Seguro Desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Licença Maternidade, entre outros.

Dessa forma, vamos mostrar as características que envolvem o NIS, onde encontrar o número e muito mais, confira.

O que é NIS?

NIS

Primeiro de tudo vamos esclarecer o que é NIS. NIS é um número atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas quem tem direito a algum benefício. Sua composição é através de uma sequencia numérica de 11 dígitos.

A identificação dessa numeração é gerada de duas maneiras:

1 – A partir de um cadastramento do cidadão nos bancos de dados do CNIS (Sistema Nacional de Informações); ou

2 – No primeiro registro nacional na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Outra informação importante é que tanto o NIS quanto o PIS (Programa de Integração Nacional) possuem a mesma numeração. A diferença entre os dois está na origem do documento.

O NIS buscar garantir aos trabalhadores acesso aos Programas Sociais do Governo Federal, mesmo que ele não tenha vinculo trabalhista. Enquanto que o PIS é usado para identificação do trabalhador enquanto o mesmo está segurado dos direitos trabalhistas.

Dessa maneira, quem já tem o NIS, tendo o registro de forma profissional na Carteira de Trabalho, terá a mesma numeração.

E onde localizo o número NIS?

Bem, o trabalhador quando for consultar o saldo do FGTS ou qualquer outro serviço que esteja relacionado ao registro previdenciário ou de trabalho, deverá saber informar o número do NIS. Isso também é válido para quem é assistido pelos Programas Sociais do Governo Federal.

Isso significa que o NIS pode ser localizado em documentos físicos e on-line, como:

1 – Carteira de Trabalho Profissional

O NIS pode ser localizado na Carteira de Trabalho Digital pelo número do PIS/Pasep. Essa numeração está disponível na página inicial em que a foto está localizada.

Aliás, para quem não conhece, a Carteira de Trabalho Digital está disponível de forma on-line pelo aplicativo que pode ser acessado por celulares Android e IOS.

Já o número nas versões antigas está disponível em um cartão informativo da CEF, que está anexado a carteira.

2 – Cartão Cidadão

Tanto o NIS quanto o PIS podem ser localizados no Cartão Cidadão. Mas fique atento que essa sequência numérica não está incluído os dígitos do cartão.

3 – Extrato do FGTS

Outra possibilidade de consultar o número do NIS é pelo extrato do FGTS, que é usado para realizar consultas sobre saldos e movimentações da conta. O extrato pode ser acessado de forma on-line pelo site CEF ou pelo APP FGTS. Os dois estão disponíveis pelo Google Play e pelo APP Store. Dessa maneira, é possível consultar o NIS pelo número do CPF.

Para as pessoas que ainda não tem, essa é uma ferramenta bem legal, sendo possível cadastrar de forma on-line. E para cadastrar, forneça o número do CPF, leia e aceite as condições do regulamento. É necessário ainda que o usuário informe alguns dados pessoais que visam garantir mais segurança.

Em seguida, é necessário criar uma senha alfanumérica de 8 dígitos para confirmação. Feito isso, o usuário é direcionado par outra tela que tem o login pata informar o número do CPF e senha cadastrada. Agora, basta clicar em “Acessar”.

Após o acesso on-line, o número do NIS e do PIS estará disponível no extrato do FGTS.

4 – Meu INSS

Outra possibilidade bastante legal de consultar o NIS é pelo “Meu INSS”. Para isso, você deve informar o número do CPF e ter uma senha cadastrada.

A senha pode ser criada de forma on-line, selecionando a opção cadastrar senha. Deve-se anda confirmar algumas informações pessoais que visam garantir mais segurança.

Depois de estar logado e depois e escolher algumas opções dos serviços que estão disponíveis, os dados do solicitante serão identificados e dessa forma, o número do NIS será acessado.

Vale o destaque para o Meu INSS. Ele está disponível para celulares IOS e Android.

5 – Aplicativo Meu CadÚnico

As pessoas beneficiarias dos Programas Sociais do Governo Federal também tem a possibilidade de conferir o número do NIS através do CPF. Vale salientar que o APP Cadastro Único está disponível de forma on-line para celulares Android e IOS.

Outra informação importante é que é necessário ter o cadastro da senha anterior por se tratar de uma informação pessoal.

Sim, e o responsável pela familiar poderá consultar o número do NIS de cada membro familiar.

Serviços que podem ser consultados e obtidos pelo número do NIS

NIS

Já deu para perceber que o número do NIS é extremamente importante porque ele permite diversos benefícios.

Através dele, é possível consultar o saldo FGTS, parcelas do Seguro Desemprego, Abono Salarial e Aposentadoria.

Outra coisa bem legal é que as pessoas que precisam de auxílio financeiro e/ou social poderão ter acesso a alguns Programas Sociais como Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), dentre outros, através do NIS.

E o cadastro NIS é importante?

O cadastro NIS é uma alternativa boa para que as empresas possam identificar os trabalhadores que fazem parte de Programas Trabalhistas e Sociais ou que fazem parte e se encaixam nos requisitos básicos pedidos por Politicas Públicas do Governo Municipal, Estadual e Federal.

O cadastro é uma forma segura, atual e simples que o empregador realize o cadastro dos funcionários e recolha os tributos.

Diferença entre NIS e PIS

Essa dúvida ainda permanece na cabeça de muitas pessoas. O NIS está ligado aos empregados informais que tem relação através do vinculo empregatício. E o NIT é para realizar o cadastramento de trabalhadores autônomos.

Isso quer dizer que o trabalhador autônomo poderá ter acessar os Benefícios Previdenciários do INSS será necessário requisitar a inscrição NIT junto a Previdência Social.

Veja também:

+ Veja como solicitar a Carteira de Trabalho Digital. 

Importância do número do NIS

O número NIS é obrigatório para poder ter acesso aos Programas Sociais do Governo Federal. Isso significa que ele é um dos pré-requisitos para entrar nos programas.

Além disso, através do número do NIS, fraudes podem ser reduzidas drasticamente para o uso de recursos públicos. Dessa forma, sem o número do NIS não é possível ter acesso a benefícios e auxílios do Governo.

NIS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.