Veja Quanto Uma Mãe MEI Pode Receber De Auxílio-Maternidade

0

Muitas mulheres estão se tornando MEI, já que essa é uma excelente alternativa fiscal e financeira. Se tornar MEI significa ser Microempreendedor Individual, sendo uma maneira muito simples de abrir uma empresa e pagar os tributos ao Governo de forma mais acessível.

Dessa forma, muitas profissões passaram a ser regularizadas através do MEI. Isso implicou em mães que deixaram de ser alguém informal para virar dona do próprio negócio.

E uma das boas vantagens de se tornar MEI para as mães é poder receber o auxílio maternidade, já que ele pode ser requerido após ó nascimento do filho.

Mas, sobre esse tema, muitas pessoas têm dúvidas, em especial as mulheres. E as dúvidas passam pelo fator principal: o valor do benefício que é pago pelo Governo através do auxílio-maternidade.

E essa ajuda financeira para as mães que são MEIs é de extrema importância, já que nesse momento existem muitos gastos e custos e muitas vezes o dinheiro acaba ficando curto.

Criamos esse artigo para você, mãe que é MEI, ficar por dentro de todas as informações para receber o auxílio-maternidade durante esse período.

Toda MEI pode solicitar o auxílio-maternidade?

auxílio-maternidade

Bem, antes de solicitar o auxílio-maternidade, a futura mamãe MEI deve ter trabalhado, pelo menos, durante 10 meses.

Mas isso acaba de tornando um problema quando a mãe possui um MEI que foi feito pouco tempo antes da data de concepção. Se a gente for considerar o tempo de gestação, ou seja, 9 meses, dá para ver que bastaria apenas ter 1 mês de MEI para já poder acesso ao benefício.

Dessa forma, essa é a regra que deve ser seguida.

Outro ponto bastante importante é que o tempo de 10 meses é contado a partir da data da solicitação do benefício. Aliás, a solicitação deve ser realizada após o nascimento do bebê. Confira mais abaixo.

E quando pedir o benefício do auxílio-maternidade?

Como já falamos acima, o pedido deve ser realizado após o nascimento da criança. Mas, não é recomendado de forma alguma, que esse prazo não ultrapasse 30 dias.

E uma boa noticia é que o Governo disponibiliza algumas plataformas que reúnem várias informações pessoais. Sendo assim, se você é uma mãe MEI há mais de 10 meses e for providenciar a certidão de nascimento do seu bebê é provável que o Governo já tenha a informação que você tem direito ao auxílio-maternidade e vai poder disponibilizar na as conta.

Mas, de toda forma, saiba que após o nascimento do bebê e com a certidão de nascimento em mãos, você já pode acessar o site do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para solicitar o auxílio-maternidade. E caso, você ainda tenha dúvidas, existe o telefone disponível: 135.

Vale salientar que hoje em dia não há mais necessidade de se deslocar até uma agência do INSS apenas para fazer a solicitação. Dessa forma, ele pode ser solicitado de forma on-line ou através do telefone. Ainda mais para as mamães MEIs, que terão que ter muitos cuidados com os seus bebês.

Veja também:

+ Veja como receber salário-maternidade estando desemprega.

E qual é o valor do benefício do auxílio-maternidade?

auxílio-maternidade

E para finalizar, chegamos ao ponto mais esperado do conteúdo.

O valor do benefício do auxílio-maternidade é padronizado e está definido como sendo de um salário mínimo, ou seja, R$ 1.045,00. E o prazo de recebimento é de 120 dias.

Outro ponto muito importante é que se a mãe MEI der entrada na solicitação do auxílio-maternidade depois de 4 meses do nascimento do bebê, a parcela será paga toda de uma vez.

E caso a mãe MEI tenha um emprego de forma fixa de carteira assinada, existe a possibilidade de receber até dois salários-maternidade, que seria um pago pelo empregador e outra de responsabilidade do INSS.

E o salário é pago pelo INSS após receber a carta que comprova a aprovação do salário maternidade.

Para mais informações acesse o SITE INSS.

auxílio-maternidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.