Atenção: INSS Vai Enviar Carta Sobre Documentos Que Estão Pendentes

0

Atenção: pessoas que são seguradas do INSS, o INSS vai começar a notificar por cartas os beneficiários que possuem pendências. A notificação pode chegar na casa do segurado pelos correios ou pela versão digital no Aplicativo Meu INSS.

Calculasse que mais de 1,7 milhão de pessoas sejam notificadas em todo o Brasil. Isso por que a chamada carta de cumprimento de exigência deve ser cumprida em no máximo 60 dias. Isso significa que o segurado do INSS tem até dois meses para enviar a documentação que está pendente e está sendo solicitada.

Vale salientar que preferencialmente, o envio deve ser realizado pelos canais digitais do INSS.

Outro ponto muito importante é que as pessoas que não cumprirem as exigências do INSS ou que não apresentar a documentação necessária poderá ter o benefício bloqueado ou suspenso.

A ideia do envio é melhorar a comunicação entre o INSS e os beneficiários trazendo agilidade e concessão dos benefícios. Isso por que essa parceira será realizada juntamente com os correios.

Cartão na versão digital

inss

Além dos benefícios acima, o INSS junto com os Correios vão disponibilizar uma carta de forma on-line pelo aplicativo dos Correios. Dessa forma, o envio será realizado pela “Entrega Digital”.

Os beneficiários vão poder visualizar a correspondência pelo aplicativo na sessão chamada “Minhas Mensagens”. Essa alternativa permite que o acesso a carta seja realizado mesmo se a carta física não for entregue.

Veja também:

Acesso a carta digital – como realizar

Para poder acessar a notificação digital que foi enviado pelo INSS, é necessário baixar o aplicativo dos Correios no celular e realizar um breve cadastro usando o CPF.

A tela principal disponibiliza vários serviços como “Rastreamento de Objetos” e “Busca Agência”. Na parte “Minha Mensagens”, o usuário pode acessar sua caixa pessoal de correspondências, sendo possível verificar se foi notificado pelo INSS para entregar a documentação.

Essa função já está disponível no aplicativo do Correios em celulares Android e em breve, também estará a disposição nos celulares IOS.

Para mais informações ligue para o telefone 135 do INSS ou acesse o SITE DO INSS.

inss

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.