Você Sabe A Importância Do Número Do Seu NIS?

0

O Número de Identificação Social, ou melhor, o NIS é um número cadastrado pela Caixa Econômica para que as pessoas que trabalham em empresas privadas tenham acesso aos Benefícios Sociais, como Bolsa Família, Garantia Safra, entre outros.

Isso significa que o trabalhador que tiver registro na Carteira de Trabalho vai ter o NIS (Número de Identificação Social) vinculado e integrado ao Abono Salarial PIS (Programa de Integração Social), fazendo com que esse trabalhador tenha acesso ao Seguro Desemprego, Abono Salarial, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviços), etc.

E quais são os Benefícios Sociais concedidos pelo NIS?

NIS

São diversos Benefícios Sociais concedidos pelo NIS, confira:

– PRONATEC;

– Bolsa Família;

– Projovem Trabalhador;

– Garantia Safra

– Tarifa Social de Conta de Água;

– Carteira do idoso;

– Isenção do pagamento da taxa de inscrição de Concurso Público;

– Carta Social;

– Aposentadoria por Baixa Renda;

– Programa de Cisterna;

– Bolsa Estiagem;

– Bolsa Verde.

E o que é NIT?

O profissional autônomo que que não tem Carteira de Trabalho assinada terá o NIS, que é obtido pela Previdência Social INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.

O NIT não é ligado e vinculado com o PIS. Dessa forma, se uma empresa for contratar um profissional individual, a empresa deve fazer o cadastro desse funcionário pelo NIS. Dessa maneira, o INSS e o FGTS do funcionário estarão garantidos.

Vale salientar que a empresa é que é responsável pelo cadastramento do trabalhador no NIS, ou seja, não é o trabalhador que realiza o cadastro do NIS.

NIS para o Cidadão

O número do NIS é usado pela Caixa Econômica. E essa numeração é usada para identificar o trabalhador no recolhimento/recebimento do FGTS, Abono Salarial, Seguro Desemprego e também é usado para aposentadoria.

Para as pessoas que também são cadastradas e tem o número do NIS, ele é usado para pagamentos de Benefícios Sociais ou ainda como chave de identificação de politicas públicas. Aliás, o NIS também é usado para que o trabalhador ou o cidadão tire documentos pessoais, como Carteira de Trabalho.

Isso significa que a pessoa pode ter o NIS mesmo sem ser trabalhador ou sem estar trabalhando. Dessa forma, caso essa pessoa comece a trabalhar, o número do NIS deve ser informado a empresa quando houver contratação.

Existe algum documento que comprove o cadastramento do NIS?   

Não existem nenhum documento que comprove o cadastramento do número do NIS. O número está disponível pala conectividade social ao quem é responsável pelo cadastramento.

Pode ser solicitado a segunda via do número do NIS?

A qualquer momento o número do NIS pode ser solicitado em uma agência da Caixa, sendo necessário apresentar um documento de identificação do trabalhador.

Diferença entre NIS e PIS

O NIS é um numero de identificação da pessoa para que ela tenha acesso a Benefícios Sociais. Dessa forma, quando uma pessoa consegue um emprego, a inscrição do PIS e cadastrada no Programa de Integração Social, se tornando uma inscrição PIS.

Uma inscrição PIS é uma inscrição NIS contando a informação do vinculo empregatício, ou seja, com a informação sobre o trabalhador contratado.

Veja também:

NIS – mais informações  

No SITE DA CAIXA, você trabalhador ou não, pode ter acesso a mais informações sobre o número do NIS, assim como seu cadastramento. Se preferir, ligue para a Caixa e consulte as informações.

– 0800 726 0101: SAC.

– 0800 725 7474: Ouvidoria.

NIS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.