Está Desempregado? Veja Quais São Os Benefícios Sociais Disponíveis

0

Muitas pessoas que foram demitidas não sabem ao certo quais são os benefícios sociais que elas têm direito. Aliás, o Brasil tem um grande número de desempregados e todas essas pessoas querem saber sobre esse assunto.

Por causa do alto número de desempregados, que segundo o IBGE está na casa de 13 milhões de brasileiros, diversas pessoas que se encontram nessa situação estão procurando os benefícios sociais que tem direito.

Inclusive, muitos brasileiros estão vivendo na informalidade, ou seja, estão fazendo o famoso “bico” para pagar as contas e sobreviver.

Dessa forma, muitos benefícios sociais estão disponíveis, mas muitos trabalhadores não sabem se tem direito.

Preparamos esse artigo para você trabalhador entender quais são os benefícios sociais disponíveis que o Governo oferece.

Estou sem emprego, quais são meus direitos?

benefícios sociais

Podemos definir como desempregado, pessoas que não estão com os direitos na CLT. Contudo, o desemprego nunca foi uma situação boa para o Governo do Brasil. Dessa forma, quando o desemprego atinge níveis altos, o Governo começa a disponibilizar benefícios sociais para os desempregados ou passar a divulgar os que já existem.

E um dos critérios para ter acesso aos benefícios sociais disponíveis ou a algum benefício é estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Sim, e é necessário também ter o Cartão Cidadão.

E como obter o Cartão Cidadão?

Bem, o cidadão inscrito no Cadastro Único pode ter acesso a alguns benefícios, veja alguns:

  • Bolsa Família
  • Auxílio Doença
  • Minha Casa Minha Vida
  • Tarifa Social de Energia Elétrica

Mas o cidadão deve ficar de olho nos programas e nos benefícios sociais disponíveis na cidade em que reside. Dessa forma, mantenha-se informado junto à assistência social.

Cadastro Único

O Cadastro Único permite a inscrição de famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou ainda famílias que possuem renda mensal de até 3 salários mínimos.

Mas por que é importante estar inscrito no Cadastro Único?

A importância do Cadastro Único se explica pelo fato de o Governo escolher/selecionar as famílias para terem acesso aos programas sociais. Além disso, os desempregados pode ter acesso aos benefícios sociais.

Estou desempregado, posso ter auxílio moradia?

Por lei, o auxílio moradia está disponível para pessoas que sofreram algum tipo de desastra natural como incêndios, desabamentos ou ainda que perderam seus imóveis e tiveram que sair.

Mas vale salientar que não são todos os estados brasileiros que disponibilizam auxílio moradia. Dessa forma, é muito importante verificar com a prefeitura do seu município ou com o Governo do seu estado se ele está disponível.

E como receber benefícios sociais se estou desempregado?

Algumas cidades brasileiras disponibilizam cursos com remuneração durante algum tempo para quem está desempregado. Para ficar por dentro dessas informações procure a própria prefeitura ou a assistência social de sua cidade.

Dessa forma, veja alguns procedimentos a serem seguidos:

1 – Se dirija até o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da sua cidade e realize o cadastro;

2 – Tenha em mãos os documentos que serão necessários para realizar o primeiro cadastro: CPF e Título de Eleitor da pessoa responsável pela família (vale salientar que esses programas dão prioridade a mulher);

3 – Um documento de cada componente da família é obrigatório: RG, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência, Cartão Cidadão);

4 – Depois do primeiro cadastro, outros documentos poderão ser requisitados.

Através desse cadastro, as famílias poderão ter acesso a programas sociais e os trabalhadores poderão ter acesso a benefícios sociais.

Importância do Cadastro Único

O Cadastro Único é muito importante para que o Governo tenha acesso a real situação de cada família para poder disponibilizar os programas sociais e os benefícios sociais.

Através dele, diversos programas poderão ser adquiridos, veja alguns:

  • Bolsa Família
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Carteira do Idoso
  • Minha Casa Minha Vida
  • Programa de Cisternas
  • Água para Todos
  • Telefone Popular
  • Isenção do Pagamento da Taxa de Inscrição para Concurso Público

Importância do Cartão Cidadão

benefícios sociais

Outro documento, podemos dizer assim, de extrema importância é o Cartão Cidadão. Através dele, vários benefícios disponíveis do Governo Federal poderão ser acessados.

Com ele em mãos, o cidadão pode ter acesso a alguns benefícios, confira:

  • FGTS
  • Seguro Desempregado
  • Abono Salarial
  • PIS/Pasep

Veja também:

+ Mais de 20 benefícios disponíveis através do Cadastro Único – confira.

E quais são os documentos necessários para ter o Cartão cidadão?

Veja os documentos necessários para solicitar o Cartão Cidadão.

– Carteira de Motorista ou RG

– Carteira de Trabalho

– CPF

– Certidão de Nascimento ou de Casamento

– Comprovante de endereço atual: água, luz, telefone residencial ou IPTU

E para usar o Cartão Cidadão é necessário cadastrar a Senha Cidadão. Veja os documentos necessários.

– RG

– Carteira de Motorista

– Carteira de Trabalho ou Previdência Social

– Carteira Funcional

– Identidade Militar

– RG, caso seja estrangeiro

– Passaporte

Para obter mais informações sobre o Cartão Cidadão ou se você tem direito a algum benefício social acesse o site da CAIXA ECONÔMICA ou ligue para os telefones de atendimento: 0800 726 0101 ou 0800 725 7474.

benefícios sociais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.