fbpx

Encante-se Com As Águas Azuis Da Lagoa Preta

No interior do Paraná, em uma natureza com toques pitorescos em São Miguel do Paraná, está um local pouco conhecido, mas um verdadeiro refúgio para passar as férias ou turistar. A Lagoa Preta, que de preta não tem nada, é o cartão postal dessa pequena cidade. São apenas 170 quilômetros de Maringá.

A um bom tempo, essas terras que eram indígenas, deram origem ao município que se desenvolveu através do café a da agropecuária.

Mas nem por isso, São Miguel deixou de seguir a risca sua cultura. São lendas, superstições, moda de viola e religiosidade.

Tudo isso causa prazer nos turistas que resolvem visitar esse local. E dentro dessa aventura pacata e tranquila existe a Lagoa Preta, que faz parte da reserva Caraguatatiba da Divisa. Esse local possui tamanho de mais de 200 mil hectares composto por mata tropical e subtropical. Por lá habitam varias espécies da fauna e da flora.

A Lagoa Preta

A Lagoa Preta possui esse nome devido a um erro histórico. Os antigos fazendeiros não conseguiam enxergar e verdadeira cor da lagoa por causa da ação de algas submersas. Dessa forma passaram a chamar de Lagoa Preta. Não permitido nadar no local.

Para chegar à lagoa é preciso pegar trilhas e existe um nível de dificuldade moderado. As trilhas são bem sinalizadas e a principal delas tem 800 metros e uma fonte de água potável no meio.

Veja também:

+ Conheça a Praia da Sepultura. 

A parte da unidade de conservação está localizada em uma área privada e uma visita pode acontecer desde que seja agendada. Essa visita inclui passeios de Trenzinho Caraguatá, que vai do inicio do caminho até a lagoa.

Os turistas contam com total apoio de um guia do Centro Ambiental Vera Cruz. O centro disponibiliza salas para reuniões e alojamento equipado, com a possibilidade de pernoite.

A cidade não possui pousadas, mas é possível encontrar hospedagem em Maringá.

Como chegar a Lagoa Preta

O acesso para a Lagoa Preta pode ser feito pelas rodovias BR-376, BR-277 e PR-082. O aeroporto mais próximo está em Maringá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima