Conheça O Curso De Bombeiro Civil Do SENAC E Saiba Quem Pode Se Inscrever

0

Um dos cursos mais legais e que ajudar a salvar milhões de vidas é o curso de Bombeiro Civil do SENAC. Além disso, esse curso é ideal para aquelas pessoas que sempre sonharam em atuar na linha de frente para evitar e combater incêndios e atender a chamados de primeiros socorros.

Bem, além de todas as situações acima, o curso de Bombeiro Civil prevê a qualificação desse profissional em uma das profissões mais importantes da sociedade.

De acordo com uma pesquisa realizada coletando dados do mercado de trabalho, o salário de Bombeiro Civil gira em torno de R$ 1.923,25. E, para quem atua como bombeiro líder, através de um curso técnico médio, existe o pagamento de um salário mínimo a mais.

Contudo, ainda tem a atuação do bombeiro mestre. Ele possui especialização na área de engenharia e efetua o comando da unidade. Nesse caso, existe a possibilidade de ele ganhar até 8 salários mínimos.

No entanto, em todo caso, para iniciar a vida profissional é necessário começar pelo básico, podendo ser o curso de Bombeiro Civil.

No post a seguir, vamos mostrar tudo que envolve essa profissão e como realizar o curso de Bombeiro Civil do SENAC.

O que faz um Bombeiro Civil?

curso de Bombeiro Civil

Antes de qualquer coisa, é necessário entender o que faz um Bombeiro Civil. Muitas crianças e adolescentes sonham em ser esse profissional. Sua roupa é caracterizada pela cor vermelha e ele atua na linha de frente em diversas situações corriqueiras, por exemplo: salvamento de pessoas e animais. E, na maioria dos casos, a jornada de trabalho é de 12 x 36.

Dessa forma, o Bombeiro Civil tem a responsabilidade de identificar possíveis riscos de incêndio, verificar equipamentos, responder as emergenciais, atuar em prédios e por aí vai. Ele ainda tem outras responsabilidades, como por exemplo: exercer atividades de primeiros socorros em caso de acidentes.

No entanto, para ser um bom profissional é necessário se qualificar. Dessa forma, entra o curso do Bombeiro Civil do SENAC. A ideia do curso é formar pessoas para atuarem no mercado de trabalho, sendo uma das melhores opções disponíveis no Brasil.

Outra informação muito importante que todos devem estar atentos é que o curso de Bombeiro Civil prepara profissionais para atuar também shoppings centers, casas de shows, supermercados, lojas de departamentos em geral e em áreas públicas.

O mercado de atuação do Bombeiro Civil

Nos dias atuais e de acordo com a NBR 14608 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, existem condições que são necessárias para formação e reciclagem do Bombeiro Civil. Dessa forma, o curso de Bombeiro Civil do SENAC é uma boa opção.

O curso atua para contribuir na atualização e formação do profissional em que ele vai poder usar, a partir desse momento, ferramentas da internet, que foca no relacionamento interpessoal com o público. O foco do curso sempre será resolver problemas do dia a dia.

Outra Lei que é muito importante é a Lei de número 401, de 2013. Sendo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ela obriga a contratação de Bombeiros Civis dentro da dimensão de um estabelecimento e com base na ABNT NBR 14608:2007.

Isso faz com que a profissão de Bombeiro Civil seja uma das mais importantes do mercado de trabalho. Isso significa que a atuação desse profissional seja uma das mais importantes.

O Curso de Bombeiro Civil do SENAC

curso de bombeiro civil

O curso de Bombeiro Civil do SENAC visa qualificar profissionais e estudantes para atuarem na prevenção nas atividades de riscos e o atendimento de emergências. E, para isso, é necessário saber atuar e lidar com ações e planos com o objetivo de salvar vidas, meio ambiente e patrimônio.

Isso significa que esse curso é focado na qualificação de bombeiros civis para prestar atendimento na prevenção e atendimentos e urgências. Dessa forma, o SENAC disponibiliza estudos com exposições, discussões, diálogos, simulações e treinamentos.

Também está na grade curricular do curso de Bombeiro Civil, pesquisas individuais e em grupos, e a apresentação da pesquisa realizada se baseando em um tema.

No programa do curso de Bombeiro Civil estão incluídos assuntos como: equipamentos de combate, combate a incêndio, atividades operacionais, equipamentos de proteção individual, salvamentos terrestres, produtos perigosos, primeiros-socorros e análises de riscos.

Veja também:

+ SENAI disponibiliza 10 cursos gratuitos – confira.

Quem pode se inscrever no curso

Para realizar o curso de Bombeiro Civil do SENAC é necessário ter 18 anos e também deve ter concluído o ensino fundamental I. Deve ainda ter sido aprovados nos exames médicos. Vale salientar que o atestado médico deve citar a atividade de Bombeiro Civil.

O SENAC ainda diz que o atestado deve ser entregue dentro de uma das duas seguintes maneiras: “apto para atividades de bombeiro civil” ou “apto para trabalhar em altura e espaço confinado”.

De forma geral, esse tipo de atestado é disponibilizado pelo SUS, onde o interessado deve procurar algum consultório de medicina do trabalho ou uma clinica particular.

Vale ressaltar que o curso de Bombeiro Civil do SENAC é credenciado pelos Bombeiros de acordo com a Portaria N° CCB – 008/600/14.

Requisitos necessários

Para se inscrever no curso de Bombeiro Civil do SENAC é necessário apresentar alguns documentos para realização do cadastro. Isso inclui CPF, RG histórico escolar e atestado médico, que já foi citado acima.

As pessoas que se interessaram no curso de Bombeiro Civil do SENAC, podem se inscrever no site. Essa é uma das formas que o SENAC fica sabendo sobre a procura pelos cursos da instituição.

curso de Bombeiro Civil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.