Confira 10 Dicas Para Passar Em Um Concurso Público

0

Quem não sonha em passar em um concurso público, não é mesmo? E, por que mais esse sonho esteja presente na vida de muitas pessoas, essa não é uma tarefa das mais fáceis.

Diante dessa dificuldade, duas perguntas vêm à mente: Porque será que isso acontece? Será que as pessoas estudam mais do que eu?

Bem, na verdade, o que pode estar fazendo diferença é a maneira que as pessoas estudam. Quando falamos em estudos, a qualidade tem mais importância que a quantidade. Inclusive, para realizar concurso público, isso pode fazer toda diferença.

Criamos esse artigo com dicas valiosas para você aplicar e passar em um concurso público. Uma coisa é clara: não existem segredos, é muita estratégia e esforço.

1 – Estilo próprio

concurso público

Cada pessoa, ou melhor, cada aluno tem sua própria maneira de estudar para aprender um novo conteúdo. O autoconhecimento é de extrema importância no momento de conhecer o curso para prestar concurso público. Ah, defina suas habilidades na hora que for se preparar para a prova.

Descobrir o melhor jeito para aprender vai fazer você economizar tempo e energia.

2 – Saiba onde pisa

Outra dica bastante importante ao prestar vestibular ou concurso público é conhecer a universidade onde se pretende estudar ou o local de trabalho.

Tente ficar por dentro de questões anteriores, bancas anteriores e fique atento aos caminhos que já foram traçados.

3 – Esteja off-line

É bom ficar atento na hora de realizar a prova do concurso público. Não será permitido em hipótese alguma o uso do celular. Outros detalhes importantes: não será permitido o uso da calculadora ou do computador. Ao estudar para concurso público, se baseie nessas características.

Lembre-se que a internet é algo positivo, mas deve ser usada com sabedoria e conhecimento.

4 – Saúde e alimentação

Bem, muitas pessoas não se importam, mas esses dois fatores são primordiais para prestar concurso público.

Se você dorme pouco, se alimenta de maneira errada está sempre com pensamentos negativos, é muito difícil conseguir criar um habito positivo para estudar.

Não é necessário estudar 24 horas ao dia, mas uma maratona consciente deve ser realizada para que você consiga render bem. Alinhe estudos, alimentação e uma boa noite de sono e essencial.

5 – Foco

Quem não foca, dificilmente consegue exercer com qualidade aquilo que deseja. E, em relação a concurso público, isso não é diferente.

Aquela história de “deixar tudo para depois” ou “amanha eu faço” não deve ser algo que faça parte da vida de um “concurseiro”. E necessário focar para poder acontecer.

Lembre-se que deixar tudo para última hora é dar um tiro no próprio pé. Dessa forma, você vai produzir mais e ter resultados muito mais positivos.

6 – Leitura deve ser obrigatória

Uma dica de extrema importância: quem ler muito tem grandes possibilidades de fazer uma boa redação. Isso, aliás, não é dica, pode ser tratado como regra.

Leia livros, revistas, jornais e tudo aquilo que desperte conhecimento. Sim, ler também melhora a escrita.

As revistas semanais costumam ser leves e os jornais possuem artigos que você vai treinar atualidades.

7 – Pule obstáculos

concurso público

Se você identificar que existe algo lhe empatando de estudar para concurso público, não pense duas vezes: passe por cima.

Ficar remoendo algo vai fazer você perder tempo e vai testar sua paciência. É muito importante consultar algumas técnicas para se concentrar no objetivo proposto.

Relaxar faz toda diferença na hora de estudar.

8 – Código de estudo

Se você é daqueles “concurseiros” que gostam de grifar partes que considera importantes, grife. Mas, se você prefere fichar o conteúdo, fiche. E se os ícones são grandes e você acha importante, mantenha.

Lembre-se que não existe uma formula mágica para passar em um concurso público. Criação e aprendizado são coisas particulares e cada pessoa tem sua forma de realizar.

9 – Dúvidas

Algo que muitas vezes acontece e que pode ser prejudicial a vida de um “concurseiro” é levar dúvidas para casa. Quem afirma isso são os próprios professores de cursinhos.

Aproveite todo momento possível para esclarecer dúvidas e não tenha vergonha de perguntar. Por mais que o questionamento seja simples, pergunte.

Ah, outra dica legal é se você não faz nenhum cursinho, troque ideias e tire dúvidas com amigos. Isso vai te ajudar bastante.

10 – Ligue os pontos

Bem, é muito comum nas provas de vestibular ou de concurso público, caírem questões que estão interligadas. Então, é muito importante ter uma visão geral de todos os conceitos para que você não passe pelo “me deu um branco”.

Veja também:

+ Confira 5 cursos gratuitos de Excel.

Concurso público

Desde pequenos ouvimos “os mais velhos” comentarem sobre concurso público. Além disso, era muito comum as pessoas falarem que os bancos era sinônimo de uma carreira de sucesso.

Isso significa que além da estabilidade, os bancos são instituições ricas porque sempre mexeram com dinheiro e dinheiro gera dinheiro.

Mas, essa questão é muito peculiar e pessoal. Como falamos acima, estudar para concurso público deve ser analisado com carinho e escolher o melhor caminho é algo extremamente pessoal.

Lembre-se: foco e determinação devem estar a frente de tudo.

concurso público

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.