Cadeira De Rodas Pelo SUS – Veja Como Conseguir

0

Muitas pessoas de baixa renda não tem acesso a vários serviços de saúde por causa das condições em que vivem. Pensando nisso, o governo disponibiliza cadeira de rodas para melhorar a vida dessas pessoas, para inclusão social e para uma participação mais ativa na sociedade.

O projeto chamado “Programa de Atenção Integral a Saúde de Pessoa com Deficiência” trabalha em parceira com as secretarias de saúde dos estados. A ideia é disponibilizar cadeira de rodas através do SUS.

Veja como conseguir a cadeira de rodas

cadeira de rodas

São várias ações que atendem pessoas de baixa renda através do “Programa de Atenção Integral a Saúde de Pessoa com Deficiência”.

Essas ações visam melhorar a vida dessas pessoas com promoções, prevenção, manutenção da saúde, assistência e reabilitação.

Para que o paciente consiga uma cadeira de rodas pelo SUS é obrigatório que o solicitante ou alguém responsável compareça a secretaria de saúde com o Cartão do SUS, com a cópia dos documentos de endereço e a prescrição médica (próteses, órtoses ou reabilitação).

Com esses documentos em mãos, o solicitante será inscrito na secretaria de saúde.

1 – O solicitante ou responsável deve se dirigir até a secretaria de saúde;

2 – Deve requerer ao médico um laudo que demonstre a necessidade de obter uma cadeira de rodas em que ele possa se locomover;

3 – Com a posse do laudo, deve se encaminhar até a secretaria de saúde de sua cidade e disponibilizar pedido de cadeiras de rodas.

Fique atento as questões que SUS leva em conta

O SUS observa algumas regras ou recomendações para que o solicitante tenha acesso a cadeira de rodas.

– A cadeira de rodas será concedida para as pessoas que não conseguem se locomover sozinha. Isso é uma regra porque se o solicitante consegue empurrar a cadeira de rodas sozinho e obtenha a cadeira de rodas motorizada, depois e algum tempo ele perdera a força dos braços;

– Ainda será levado em conta pelo SUS, a casa do paciente. Caso ele more em uma casa que tenha escadas, é quase certeza que ele não conseguira levar a cadeira até a parte de cima.

Veja também:

+ Cadastro Único – se cadastre agora mesmo. 

Cadeira de rodas pelo SUS – várias pessoas atendidas

Em 2019, um total de 37 milhões de reais foi destinado pelo Ministério da Saúde para atender vários pacientes espalhados pelo Brasil através da cadeira de rodas. Esse valor deu a possibilidade de atendimento de mais de 42 mil pessoas, com todos estados e o Distrito Federal tendo acesso.

A tabela do SUS é constituída por 158 OPMs não cirúrgicas que estão relacionadas a reabilitação. Isso dá um total de 9 cadeiras de rodas.

Ministério da Saúde e a rede de atendimentos

O Ministério da Saúde atende e amplia o volume de pessoas atendidas pelo sistema de reabilitação do SUS – Sistema Único de Saúde.

A ideia é que o máximo de pessoas sejam atendidas para elas tenham uma melhoria de vida e participem mais ativamente da sociedade. São próteses, órteses e OPM (formas auxiliares de locomoção).

Atualmente, o SUS tem uma rede de atendimento com mais de 2.600 serviços. São 223 Centros de Reabilitação, 37 Oficinas Ortopédicas e mais de 250 serviços de reabilitação para uma modalidade. Ainda existem mais de 550 estabelecimentos de saúde habilitados para atender OPM.

Ministério da Saúde – mais informações e contato

Para obter mais informações acesse o site do Ministério da Saúde ou ligue: 136.

Ministério da Saúde – Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Térreo, Brasília/Distrito Federal (segunda a sexta feira das 8h as 18h).

cadeira de rodas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.