Bolsa Atleta – Confira Como Surgiu Essa História De Sucesso

0

O Bolsa Atleta é um programa do Ministério do Esporte do Brasil que tem como objetivo investir em atletas e para-atletas que possuam alto rendimento para a participação de competições nacionais e internacionais.

Para receber o benefício, o atleta deve estar treinando e competindo. Ele deve ainda estar alcançando resultados satisfatórios em competições classificatórias indicadas pelas confederações em que esteja inscrito.

Existe ainda o fato de o atleta acumular pagamentos, ou seja, se ele foi bem em uma competição no ano anterior a ele foi bem na mesma competição no ano em vigência, ele recebe o pagamento equivalente a dois anos.

Desde 2012 amparado pela Lei 12.385/11, os atletas podem receber outros patrocínios.

Categorias do Bolsa Atleta

atleta

Para se ter uma ideia, em 2015, ano que completou 10 anos de existência, o resultado foi expressivo.

Nessa década de existência, foram mais de 43 mil bolsas distribuídas pelo Ministério do Esporte. Ao todo, cerca de 17 mil atletas foram atendidos. Vale salientar que ainda existe atletas que recebem a bolsa desde o primeiro ano de sua criação e calculasse que esse investimento chegue a mais de R$ 600 milhões de reais.

Apenas em 2015, o número de atletas atendidos pelo programa chegou a 6093 nas modalidades olímpicas e paraolímpicas em um investimento de R$ 81,6 milhões de reais. Nesse total, não está incluído os atletas não olímpicos e os atletas Bolsa Pódio.

+ Conheça a história do Programa Social Água Para Todos.

Mais contemplados com o Bolsa Atleta

No primeiro ano do programa, foram quase 1000 atletas que receberam investimento. Esse investimento ficou na casa de 1,5 milhão.

Esse resultado expressivo mostra o crescimento do programa e mostra ainda a sua consolidação.

O Programa Bolsa Atleta ainda passa por avaliações periódicas que visa a melhoria da sua existência assim como o seu aprimoramento.

Categorias do Bolsa Atleta

Atualmente, o programa conta com seis categorias:

1 – Atleta de Base;

2 – Estudantil;

3 – Nacional;

4 – Internacional;

5 – Olímpico/Paraolímpico;

6 – Pódio.

Os atletas contemplados recebem todo ano o equivalente a 12 parcelas. Isso é válido para atletas que participaram de competições nacionais e internacionais, independente da condição financeira de cada um.

atleta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.