Atestado Médico Digital – Solicite O Auxílio-Doença De Forma On-line

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Está precisando solicitar o auxílio- doença, mas não sabe como enviar o atestado médico de forma on-line? No artigo a seguir vamos mostrar como solicitar o auxílio-doença sem a necessidade da perícia médica do INSS.

Durante a pandemia do coronavírus, o Governo tem disponibilizado algumas facilidades para que as pessoas não precisem se deslocar e dentro dessas facilidades estão alguns serviços do INSS como o auxílio-doença.

Isso significa que os segurados podem dar andamento em determinados processos além de melhorar a velocidade na verificação de documentos e do auxílio-doença.

Dessa forma, confira como enviar o atestado médico de forma digital seja pelo site do INSS, pelo portal ou pelo aplicativo “Meu INSS”.

Mas quem pode solicitar o auxílio-doença?

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Depois da aprovação do Congresso Nacional, o INSS passou a inovar. Dessa forma, o órgão passou a receber o atestado médico digital desde o dia 10 de abril.

Portanto, o INSS está atendendo os segurados que estão aguardando a perícia médica para o auxílio-doença e também está atendendo quem precisa fazer a solicitação.

Contudo, para ter acesso ao auxílio-doença através do site do INSS ou pelo APP do celular é necessário seguir alguns passos.

Assim que solicitarem o auxílio-doença, os segurados terão direito ao valor de R$ 1,045.00 em forma de adiantamento, que é o valor do salário mínimo. O dinheiro será pago após validar o atestado médico que será enviado de forma eletrônica para os médicos.

Além disso, os segurados que estiverem inclusos dentro do programa durante a pandemia do coronavírus, terão direito a receber o valor da diferença posteriormente.

Dessa maneira, o valor da diferença estará liberado após a perícia médica ser validada, já que o agendamento deve ocorrer apenas quando a quarentena tiver terminada.

Ainda de acordo com as informações do INSS, os segurados que já estão cadastrados no Portal “Meu INSS” terão os seus processos simplificados. Dessa forma, basta apenas enviar a solicitação do auxílio-doença e o atestado digitalizado sem a necessidade de agendamentos prévios.

E como enviar o atestado médico digital?

Fique por dentro de todos os passos do envio do atestado médico digital para solicitar o auxílio-doença pelo Portal “Meu INSS”.

Vale salientar que esses passos são para as pessoas que já possuem um login no portal e que já estão cadastrados de forma previa.

1 – Acesse o Portal “Meu INSS”;

2 – Selecione a opção “Agendar perícia”;

3 – Preencha todos os dados necessários com muita atenção e marque a opção “Não sou robô” para continuar;

4 – Depois de realizar o login no site marque a opção de “Perícia inicial” e em seguida a opção “Selecionar”;

5 – Em seguida, a opção “Você possui atestado médico” vai aparecer. Selecione “Sim” e “Continue” (considerando que o solicitante já possui o atestado médico em mãos);

6 – Preencha mais algumas informações solicitadas pelo site e clique em “Avançar”;

7 – Em seguida, a aba de anexos vai aparecer juntamente com um sinal de + (mais) que irá indicar onde o arquivo com o atestado médico deverá ser colocado;

8 – E junto com o atestado médico será preciso enviar um documento com foto para que haja identificação;

9 – Feito isso, a opção “Anexar” vai aparecer, sendo necessário clicar em “Abrir” e em seguida deve-se clicar em “Enviar”;

10 – Depois de realizar esse procedimento selecione a agência do INSS que seu processo se encontra ou que seja mais perto de sua casa e clique em “Avançar”;

11 – Escolha a localidade que você quer receber o benefício do auxílio-doença;

12 – Em seguida, opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” vai aparecer, sendo necessário clicar na caixa em Branco e depois em “Avançar”;

13 – Dessa forma, seu pedido do auxílio-doença foi realizado e seu requerimento foi computado;

OBS: não esqueça de imprimir o comprovante  que vai aparecer como última opção no campo “Gerar comprovante”.

Auxílio-doença – mais informações importantes

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Outra informação bem importante é que se o segurado não tiver se cadastrado, basta ele acessar o portal on-line. O cadastro poderá ser efetuado de acordo com as orientações que estão presentes no site.

Mas se você preferir baixe o aplicativo “Meu INSS” para o celular que está disponível nas lojas virtuais para os sistemas IOS e Android.

Ah, e para que o atestado médico digital tenha validade na junta serão necessários alguns dados importantes. Isso significa que para solicitar o auxílio-doença, no atestado médico deve constar as seguintes informações:

  • Nome do médico legível
  • Número do CRM
  • Código especifico da doença ou CID
  • Data especifica a partir do momento da solicitação do atestado

Veja também:

+ Veja os documentos necessários para dar entrada no Seguro Desemprego.

Auxílio-doença: obtenha mais informações

Para você obter mais informações sobre o auxílio-doença, além de acessar o site do INSS, está disponível o seguinte telefone: 135. Além disso, pelo telefone é possível esclarecer outras dúvidas sobre esse benefício.

E outra opção disponível para esclarecimento de dúvidas sobre o auxílio-doença ou atestado médico digital é o “Meu INSS”. Ele está disponível de forma gratuita e pode ser baixado em celulares IOS e Android.

Vale salientar que o sistema eletrônico do INSS está realizando pesquisas e enviando informações importantes através de SMS, sendo necessário o beneficiário cadastrar o número do celular.

Além disso, vamos deixar claro que os benefícios não são acumulativos, ou seja, o solicitante não pode receber dois benefícios ao mesmo tempo.

Isso significa que o auxílio coronavírus não poderá ser recebido ao mesmo tempo do auxílio-doença.

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